ABIPEM
   TV ABIPEM         
  • PRÓ-GESTÃO RPPS

IPMU e Sergipeprevidência recebem Certificado


O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba - IPMU - e a Sergipeprevidência receberam, neste final de ano, o Certificado Pró-Gestão RPPS cedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini e pelo Instituto de Certificação de Qualidade Brasil (ICQ-BRASIL).


O Pró-Gestão RPPS é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios criado pelo Ministério da Previdência Social, atualmente, Secretaria de Previdência (SPREV) do Ministério da Fazenda. Entidades credenciadas fazem as auditorias. "[O] Programa busca aprimorar [a] gestão dos Regimes Próprios e conferir mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade", de acordo com a SPREV.


A presidente da IPMU, Sirleide da Silva, disse que o Instituto aderiu ao Nível I que avalia Controle Interno, Governança e Educação Previdenciária com o total de 24 ações realizadas e 20 atendidas. O Pró-Gestão RPPS possui quatro níveis de adesão válidos por três anos.


Sirleide da Silva explicou que, em conjunto com os Conselhos de Administração e Fiscal, efetuaram as seguintes estratégias:


1. Realização de um curso para toda a Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal sobre o Pró-Gestão;
2. Mapeamento da situação do IPMU frente a cada nível da certificação;
3. Aprovação do nível que o IPMU iria certificar para 2018;
4. Contratação da empresa para fazer a avaliação, em julho/2018;
5. Nos meses de agosto e setembro realização na Diretoria Executiva, ações para cumprir os requisitos exigidos no Nível I (aprovado para 2018);
6. Em outubro, com os requisitos definidos e aptos à auditoria, foi marcada a data: 23/10/2018.

"O IPMU vem, ao longo dos últimos anos, buscando o aperfeiçoamento na gestão previdenciária, mais precisamente com a premiação de Boas Práticas de Gestão Previdenciária, promovida pela [Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal] - ANEPREM. Em 2018, ficamos em 1º lugar - Instituto de Médio Porte", afirmou a presidente.


Sirleide da Silva ressaltou que a experiência obtida e as ações executadas para atender à Boas Práticas de Gestão Previdenciária contribuíram para cumprir as exigências para o Pró-Gestão.


A presidente contou também sobre os objetivos para os próximos anos. "A meta agora é, em 2019, conseguir a renovação no Nível II e, em 2020, a renovação no Nível III. Já estamos trabalhando neste sentido, contemplando no Plano de Ação para 2019 as adequações necessárias".


Para Sirleide da Silva, o reconhecimento do trabalho desenvolvido é "um reflexo de uma atuação em conjunto (Diretoria Executiva e Conselhos de Administração e Fiscal) ao longo dos anos [com a] criação do IPMU, em 2002, que era Fundo de Previdência desde 1994. [É] a valorização do esforço, do empenho e do reconhecimento, proporcionando o aprimoramento do trabalho", finalizou.



Fontes:

Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda: http://www.previdencia.gov.br/2018/09/pro-gestao-rpps-ja-tem-primeiro-ente-certificado/

Sergipeprevidência: http://www.sergipeprevidencia.se.gov.br/6133-2/

IPMU: https://ipmu.com.br/site/rpps-de-ubatuba-e-certificado-no-pro-gestao/